Curiosidade: Alimentos e seus rótulos?

Quem aí não busca todo santo dia a tão sonhada e querida qualidade de vida? Mas fica a pergunta você já parou para ler e enter os Alimentos e seus rótulos?E quando se fala dela um dos primeiros assuntos que vem na nossa cabeça é sobre a alimentação. Pois bem, sabendo disso a indústria de alimentos não perdeu tempo e pensou “direitinho” no nosso conforto e praticidade. Afinal, é mais prático comprar um produto que sai direto da prateleira para o prato do que esquentar a barriguinha no fogão e “perder” tempo cozinhando.

mercado-curiosidade-dica-na-cozinha-sozinho

Com isso, sempre surge o questionamento: Os alimentos industrializados são realmente saudáveis?

A resposta é uma só, parece, mas não é. Normalmente eles são acompanhados por “pegadinhas” ficando longe de ser as melhores opções. Por isso a importância de ler os rótulos para conhecer a qualidade dos ingredientes que compõem os produtos.

Por exemplo, a lista dos ingredientes nas embalagens segue a ordem decrescente, ou seja, os primeiros da lista são os que estão em maior quantidade. Por exemplo, já parou para pensar que você poderia estar sendo enganado ao comprar o pão integral?

Tratando-se de alimentos industrializados, segue uma curiosidade para os papais e mamães que preparam o lanche da criançada. Nossos pequenos se deliciam com o famoso Danoninho e muitos (pais e mães) caem na “pegadinha” achando que é um alimento saudável, rico em blá blá blá.. Triste ilusão!

Sabe essa cor rosa que todos acreditam ser de morango? Pois então, é usado o corante vermelho carmim, também conhecido como “corante natural carmim de cochonilha” ou corante natural carmim”, ou ainda “corante cochonilha”. Nomes estranhos, não? O mais estranho é que o pigmento vermelho do tal corante é extraído de um INSETO (pasmem!!!!!), o pequeno Dactylopius Coccus. O pior é que este corante está presente também em sorvetes, pudins, bolachas ou biscoitos ou joaquim ou bebete ou o jeito que você preferir chamar esse trem, balas e outras guloseimas industrializadas de coloração rosa ou vermelha. É galera, estamos comendo insetos e nem sabemos, não é? Uma opção para substituir este corante poderíamos utilizar o sumo da beterraba, livre de qualquer toxicidade. Por isso fique sempre ligado nos rótulos dos produtos que vocês escolhem para consumir e prefiram sempre coisas que vocês mesmos possam fazer!


 

perfilEdnoan Oliveira

É a nova parceira do Na Cozinha Sozinho, vai trazer super dicas de nutrição, vida saudável e tudo que vocês precisam saber sobre como se alimentar bem. A Ednoan é formada em Nutrição pela UFRJ e atua como Nutricionista Residente HUPE/UERJ – Nutrição Clínica.

 

Outras Matérias do Blog:

Decoração com Rolhas
Dobradura de Guardanapo | Que tal dar um Up nas refeições?
Sala de Estar e Jantar Super Cool
Amizade, Cultura, Literatura e Comida, Isso é Portugal
Inspiração: Hora de dar um UP! Na geladeira.
Super playlist da DJ Sarah Anders para beber ao pôr do sol
Frutas para o Verão
Dicas Bares SP
 

Um comentário em “Curiosidade: Alimentos e seus rótulos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *