Road Trip: Férias com Bebê (SPXRJXMG)

Parece até brincadeira mas foi isso mesmo, levamos a nossa filha de apenas 3 meses para uma viagem incrível e enriquecedora, vem ler esse post sobre Férias com Bebê.

Quando começamos a planejar as nossas férias pensamos em ir para Buenos Aires mas sair do país com um bebê de 3 meses não é muito aconselhável, então prepararmos uma um roteiro de carro aonde passaríamos em vários lugares para ir descansando.

mapa-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Regra número 1 de uma viagem de carro com filho, continue dirigindo enquanto for bom para todo mundo, qualquer desconforto é melhor parar e reabastecer as energias. Regra número 2 peidos e fraldas sujas estão liberados desde que avisados para abrir as janelas.

Férias com Bebê

E foi assim que saímos de Sampa em pleno dia 2 de janeiro rumo ao RJ. Foi a primeira tentativa, se qualquer coisa acontecesse pararíamos no RJ mas graças a Deus não deu nada errado. Curtimos apenas 9 horas no RJ neste dia, paramos na casa dos meus pais para deixar a panqueca, dormir e partir para Petrópolis, A Cidade Imperial.

A minha infância inteira eu passei indo passear em petrópolis com os meus pais, eu simplesmente adoro aquela cidade e não pude acreditar quando a Josi disse que não conhecia então dei um jeito de apresentá-la.

Petrópolis:

Nosso primeiro erro foi chegar em Petrópolis em plena segunda feira, eu não tinha ideia mas Petrópolis não funciona as segundas, nenhum museu, lojinha ou seja nada de turismo funciona, então restou escolher um hotel e descansar. Esse contratempo nos fez ficar mais 2 dias em Petrópolis o que não estava no planejado nem no orçamento, mas valeu a pena. Escolhemos a Pousada Imperial Koeler, um lugar charmoso  e cheio de histórias bem no centro da cidade, perto da Catedral São Pedro de Alcântara. Gastamos em torno de R$500,00 no quarto imperial que tinha uma vista para o canal e ficamos super confortáveis com a Cecília que dormiu em um colchão próximo a nossa cama.

posada-imperial-koeler-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhoposada-imperial-koeler-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Petrópolis é uma cidade encantadora e resolvemos começar o passeio no Museu de Cera, a entrada é um pouco cara para as estátuas que estão lá dentro mas vale o passeio, a casa é pequena e o passeio não dura mais do que 30 minutos. O ingresso custou R$32,00 a inteira para cada um.

museu-cera-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Saindo do Museu, fomos almoçar no Massas Luigi, que é super pertinho do museu, da pra ir andando, na verdade, da pra conhecer boa parte de Petrópolis andando, o que é uma excelente desculpara abandonar o carro e sair por aí de mãos dadas e trocando uns beijinhos. No Luigi gastamos R$200,00 mas comemos super bem, pedimos de entrada o couvert para 2 pessoas, 2 massas e para beber fomos de sucos naturais mesmo.

massas-luigi-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Outro passeio imperdível na cidade é a casa do Santos Dumont, que era aonde ele passava boa parte do tempo quando estava no Brasil, a casa é uma graça e você vai se divertir com as escadas e o banheiro de balde, última moda na época. O ingresso custava R$ 8,00 para cada adulto.

santos-dumont-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhosantos-dumont-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Saindo de lá paramos na praça para tirar algumas fotinhas para a posteridade.

praca-relogio-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Aproveitando que estávamos na cidade imperial  fomos conhecer uma das primeira cervejarias do país, por isso prepara a cabeça e vamos para fábrica da Bohemia, pagando R$32,00 por adulto, você tem direito a um tour completo pela fábrica e sempre ganhando um chopp por onde passar. Não se esqueçam de passar na lojinha e comprar mostardas feitas a base de cerveja, são maravilhosas.

cervejaria-bohemiai-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

O passeio é incrível, são vários andares mostrando o processo de fabricação da cerveja e contando a história da bebida desde o antigo Egito até os dias atuais.

cervejaria-bohemia-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

O museu histórico de Petrópolis é um show a parte, vá bem cedo para poder curtir cada cantinho sem pressa, claro que não podemos tirar foto lá dentro por isso ficamos só com a da fachada.

museu-imperial-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Ouro Preto

Depois de uma boa noite de sono, lá fomos nós para Ouro Preto. 5 h de carro curtindo a nossa maravilhosa trilha sonora. Ouro preto é uma cidade maravilhosa, fácil de chegar de carro, bem quente em janeiro por isso opte por hotéis com ar condicionado para ter boas noites de sono.

carro-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

2º erro desta viagem, ir para uma cidade sem ver aonde vai dormir. Só lembramos que tinha que ter hotel quando chegamos na cidade, imagina a nossa cabeça como estava! Não estávamos conseguindo hotel para os 5 dias que iríamos passar, o jeito foi passar 1 dia no Grande Hotel (O hotel feito pelo Oscar Niemeyer),  pela bagatela de R$ 366,80. O preço foi bem salgado mas a vista e o quarto valeu o dinheiro gasto.

grand-hotel-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhogrand-hotel-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhogrand-hotel-02-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Malas no quarto, banho tomado, lá fomos nós andar pela cidade e comer no O Passo, Pizza Jazz, infelizmente a gente perdeu quanto gastamos mas não passou de R$100,00, o local é agradável e a comida é muito boa.grand-hotel-03-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhopasso-02-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhopasso-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Não tenham medo de juntar algumas cadeiras e criar uma mini cama, seu filho vai dormir tranquilo e nem vai ligar para vocês, algumas pessoas no restaurante vão te lançar olhares e alguns garçons vão até se oferecer para segurar seu bebê, mas fiquem tranquilos, seu bebê vai dormir muito bem, obrigado.

passo-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

saindo de lá fomos conhecer a Casa dos Contos  que já sediou Casa dos Contos, a Casa de Fundição do Ouro e a Casa da Moeda, um passeio incrível que tem vista para o Grand Hotel, além de um museu subterrâneo com peças da época.

casa-dos-contos-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

No dia seguinte tivemos que mudar de hotel e fomos para o maravilhoso Solar da Ópera (rua conde de bobadela,79), peçam pelo quarto 02, essa é a minha dica. O passeio pelo passado começa quando você pega a chave do quarto.

hotel-solar-da-opera-02-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhohotel-solar-da-opera-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Eles foram super atenciosos e nos arranjaram um berço auxiliar para colocar a Cecília. Cada cantinho do hotel é lindo, a localização dele é perfeita ou seja, amamos essa mudança de hotel. Um ponto forte para esse hotel, é que eles possuem ar condicionado, o que em janeiro faz toda a diferença.

hotel-solar-da-opera-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Vamos aos pontos turísticos:

Muitos museus não podem tirar foto por dentro por isso essa parte é um pouco sem fotos. Um ponto forte aqui foi o de contratar um guia para nos levar em todas as igrejas e 1 mina de escavação. Eu indico o Edson Loredo do Via Minas nessa época ele cobrou da gente R$280,00 pelo dia.

1. Museu da Inconfidência
  7. Museu de Arte Sacra
  8. Mina de Escavação
  9. Mirante

teatro-solar-da-opera-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhopasseios-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhomirante-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhomina-escavacao-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhomina-escavacao-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Cada uma das igrejas cobram em média R$5,00 para visitação, por isso tenham grana no bolso para comprar o ticket e também para tomar uma água. Ao final do passeio fomos almoçar no Casa do Ouvidor que é sem dúvida o melhor tutu de feijão que eu já comi na vida.

restaurante-casa-do-ouvidor-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhorestaurante-casa-do-ouvidor-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Nos outros dias que passamos na cidade, ficamos perambulando, comprando coisas e experimentando as comidas por isso eu vou indicar 2 lugares em que vocês precisam conhecer, o primeiro é Restaurante Contos e Réisa comida é excelente mas a mesa de doces, meu amigo, a mesa de doces é impecável, impagável e completamente pecadora.

contos-de-reis-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhocontos-de-reis-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhopasseios-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

E o segundo é o Escadabaixo, Bar Cozinha esse aqui é o melhor atendimento de Ouro Preto e o lugar mais transado da cidade, os drinks são ótimos, vale a pena conhecer. E aqui nos despedimos de Ouro Preto.

escada-baixo-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Inhotim

Aqui meu irmão, se você precisa conhecer um lugar no mundo, este lugar se chama Instituto Inhotim, essa instalação artística localizada na cidade de Brumadinho é simplesmente maravilhosa, gastamos 2h para chegar até o instituto, pagamos R$40,00 por adulto e mudamos a nossa vida.

inhotim-03-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhoinhotim-04-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Você pode comprar um passaporte para 4 dias seguidos mas infelizmente passamos apenas 3 horas e como o orçamento apertou não pudemos ficar na cidade. O passeio é incrível, são imagens que nunca vamos esquecer.

inhotim-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhoinhotim-02-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhoinhotim-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Voltando para o Rio

Essa parte foi doída, saímos do instituto Inhotim e gastamos 6 horas dirigindo até o Rio de Janeiro para curtir o meu aniversário e apresentar a Cecília um pouco do calor da cidade.

voltando-ferias-com-bebe-nacozinhasozinhovoltando-01-ferias-com-bebe-nacozinhasozinho

Fizemos todos esses percursos em 1 semana e voltamos para São Paulo, ainda conseguimos dar um pulo em Curitiba mas foi uma viagenzinha mais rápida e depois eu conto para o post não ficar enorme. Vale a pena desencanar um pouco e viajar com seu bebê, isso é possível sim e não precisa gastar uma fortuna.

• 2 Dias em Petrópolis
  • 5 dias em Ouro Preto
  • 3 horas em Inhotim
  • 2 Dias no Rio de Janeiro
  • Voltamos para São Paulo

Outros Posts:

Viramos pais e agora?
Chá de Bebê e seus truques
O parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *