Risoto de abóbora com camarão

Você pode até achar que não combina mas esse Risoto de abóbora com camarão é um dos melhores risotos que eu já comi na vida.

receita-passoapasso-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

O risoto é um prato bastante fácil de fazer e fica incrível para convidar alguns amigos para bater papo e depois se esbaldar em um super jantar. Você pode transformar a sua cozinha em um ambiente transado, com música, utensílios legais e muitas inspirações para dividir com a galera a experiência de estar na cozinha enquanto prepara o prato, isso porque o Risoto é um prato que precisa ser feito e servido na hora, pra não ficar com aquela sensação de arroz papa gelado e duro.

Como aqui em casa o ap é pequeno eu sempre esquematizo para ter um bom vinho na mesa, uma playlist sensacional tocando ao fundo e fico me revezando entre a boca do fogão e a porta da cozinha.

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 xícaras de queijo parmesão ralado
  • 1 abóbora
  • 150g de camarão (eu comprei 1 saquinho de camarão grande e 1 daqueles bem pequenos para molho)
  • Vinho branco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal a gosto

Passo a Passo do Risoto de abóbora com camarão:

O primeiro passo é temperar o camarão com parte do alho e um pouco de sal, pode ser 1 colher de sobremesa. Como no final do prato entra parmesão, a gente acerta o sabor no final de tudo. Reserve o camarão e vamos começar a trabalhar com a abóbora.

ingredientes-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

tempere-camarao-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

Descasque a abóbora, corte em cubinhos e coloque em uma panela, coloque água até cobrir a abóbora e leve ao fogo alto. Deixe cozinhar bem, a intenção é amassar a abóbora no final e pra isso você vai querer que ela fique bem macia. Aqui em casa levou cerca de 15 minutos. No final amasse com um garfo, pilão, ou mixer. Se você deixar cozinhar bem, a própria abóbora começa a desmanchar no processo.

cozinhe-abobora-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

Com a abóbora pronta e o camarão temperado, vamos a segunda garrafa de vinho e a próxima etapa dessa receita. Eu gosto de preparar o risoto na panela wok, porque ela é grandona, é fácil de mexer e no final eu sirvo na panela mesmo, mas se você não tiver uma wok, eu aconselho a escolher a maior panela que tiver, porque o risoto geralmente cresce bastante.

Na panela coloque 1 colher de sopa de manteiga e doure o alho e a cebola, em seguida coloque o camarão.

doure-alho-frite-camarao-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

O camarão fica no ponto super rápido, ele começando a ficar rosa já podemos retirar ele da panela e reservar em um prato, nesse momento só queremos dar uma fritada de leve nele. A ideia é ele cozinhar junto com o arroz no molho de abóbora.

reserve-camarao-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

Agora vamos começar a preparar o risoto, na mesma panela coloque 1 xícara de arroz arbóreo. Misture bem e acrescente 1 xícara de vinho branco.

adicione-arroz-camarao-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinhocoloque-vinho-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

Deixe o vinho começar a secar e coloque o creme de abóbora., o suficiente para cobrir o arroz. Essa é a técnica, enquanto o arroz não estiver cozido, vamos intercalar uma xícara de vinho com um pouco de creme de abóbora. Quando o arroz estiver pronto, junto coma última porção de abóbora podemos acrescentar o queijo parmesão ralado.

cozinhe-arroz-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

Eu deixei alguns pedaços de abóbora reservado para colocar nesse momento, apenas para ter alguma coisa para mastigar sabe, uma textura extra. Misture agora o camarão e misture lentamente.

pedaco-abobora-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

coloque-camarao-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

Decore com salsinha e pedaços de tomate cereja e sirva.

sirva-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinhosirva-01-risoto-abobora-camarao-nacozinhasozinho

Aqui em casa a gente adora fazer risoto, aos poucos vou colocando outras receitas para vocês. Não e esqueçam de deixar o email de vocês aqui do lado,a sessão Siga o Blog para ficar por dentro de todas as novidade do site.

Mais receitas:

Suflê de Camarão
Receita escondidinho de camarão da Sant`Anna
Conchinhas de Macarrão SURPRESA!
5 Razões para beber mais vinho, caso você precise de uma desculpa.
Dicas de como combinar vinhos com comida!
Ceviche de Tilápia + Crisp de Batata Doce
Sardinha Crocante ao Forno
Ceviche de Manga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *